segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

As tecnologias assistivas podem ser compreendidas como recursos e serviços que têm como objetivo facilitar o desenvolvimento de atividades da vida diária de pessoas com deficiência. Procuram aumentar as capacidades funcionais e assim promover a autonomia e a independência de quem as utiliza.
Alguns instrumentos que podem fazer a diferença na vida de pessoas com baixa visão e/ou cegueira.

Máquina de Perkins
 Máquina de Perkins: É uma máquina utilizada na produção de textos em Braille.

Lupa Eletrónica

 Lupas eletrónicas- Desenvolvidas para auxiliar pessoas com baixa visão que necessitam de grande ampliação, de textos e imagens, na leitura e na escrita.
Pauta com Régua

Reglete - Com  a ajuda de um instrumento designado por punçao, a reglete auxilia na escrita em grafia braille. Com este instrumento o texto de braille é produzido no sentido oposto ao da leitura.
Dispositivo apontador alternativo




Dispositivos apontadores alternativos - Alternativas ao rato que viabilizam o acionamento de elementos de uma interface gráfica e a seleção do seu conteúdo. 
Teclado alternativo
Teclados alternativos - Dispositivos físicos ou programas de computador que oferecem uma alternativa para o acionamento de teclas, simulando o funcionamento do teclado convencional. Exemplos deste tipo de dispositivos são os teclados com espaçamento menor  ou maior entre as teclas.
Ampliador de ecrã


Ampliadores de ecrã - Sao aplicativos que ampliam parte do conteúdo apresentado no ecrã do computador e assim podem facilitar o seu uso por pessoas com baixa visão capazes de visualizar os elementos gráficos e textuais apresentados no tamanho exibido por esses aplicativos . Na medida em que ampliam parte do conteúdo apresentado também reduzem a área efetiva que pode ser visualizada na tela do computador removendo informações de contexto.







1 comentário:

  1. Boa tarde! Em Portugal o nome correto para a "reglete" é régua e, permite escrever, com o auxílio da punção, de modo manual. A imagem que associou representa uma pauta com régua e não a régua braille, apenas. As réguas, propriamente ditas, têm a vantagem de serem transportáveis.

    ResponderEliminar