Dificuldades de Aprendizagem Específicas. (DAE)
O que são?
Apesar da controvérsia que existe relativamente à definição das DAE, nunca será demais lembrar que é fundamental, acima de tudo, ter em conta que as DAE não são irregulares, elas ocorrem num contexto educacional perfeitamente normal, com ambiente estruturado e adequado às aprendizagens, quer a nível curricular, a nível pedagógico e quer ainda no que se refere à competência dos profissionais que trabalham diretamente com estes alunos portadores de DAE e podem ocorrer ainda nos mais variados contextos socioeconómicos e socioafetivos (Correia). De salientar também a existência de uma discrepância entre o potencial intelectual que estes alunos apresentam para a aprendizagem, na média ou até acima da média, e o seu rendimento/desempenho escolar, bem abaixo do esperado. Assim sendo, DAE e deficiência intelectual não se coadunam tal como também não se relacionam com qualquer outro tipo de deficiência (auditiva, visual, motora,….). As DAE tem, essencialmente, a ver com problemas de processamento da informação que impedem o aluno de aprender a ler, escrever ou calcular.
“Internacionalmente as Dificuldades de Aprendizagem Específicas são amplamente reconhecidas como uma problemática que tende a provocar sérias dificuldades de adaptação à escola e de sucesso académico, e que, frequentemente, se perpetua ao longo da vida adulta em múltiplas facetas da vida pessoal, quotidiana e profissional.” (Vitor Cruz)
“Internacionalmente as Dificuldades de Aprendizagem Específicas são amplamente reconhecidas como uma problemática que tende a provocar sérias dificuldades de adaptação à escola e de sucesso académico, e que, frequentemente, se perpetua ao longo da vida adulta em múltiplas facetas da vida pessoal, quotidiana e profissional.” (Vitor Cruz)
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