terça-feira, 19 de novembro de 2013



             Uma definição  portuguesa para DAE


Conjunto de desordens  neurológicas que interferem com a receção, integração ou expressão de informação, refletindo-se, estas desordens, numa discapacidade ou impedimento para a aprendizagem “nas áreas da fala, da leitura, da escrita, da matemática e/ou da resolução de problemas, envolvendo défices que implicam problemas de memória, percetivos, motores, de linguagem, de pensamento e/ou metacognitivos. Estas dificuldades não resultam de privações sensoriais, deficiência intelectual, problemas motores, défice de atenção, perturbações emocionais ou sociais, embora exista a possibilidade de estes ocorrerem em concomitância com elas.(Luis de Miranda Correia)

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Trissomia 21





     Com este video, a empresa "Company Enterteinment" tem merecido inúmeros elogios, vindos de todo o mundo, de pais e encarregados de educação que agradecem o facto de este servir para mostrar que uma criança com Trissomia 21 pode levar uma vida normal.
Rourk Gerard, o produtor, produziu este video para uma população em idade pré-escolar para que, através dele, possam descobrir que uma criança pode ter uma deficiência. O produtor é de opinião que as "crianças vêm a personagem e não a deficiência. Punk não é uma trissomia 21 mas  uma pessoa que tem Trissomia 21."

"Taare Zameen Par" Dislexia





         Aconselho vivamente a visualizarem este filme, "Taare Zameen Par" de Aamir Khan, um ator e produtor indiano, que retrata de uma forma intensamente emocional mas clara a vida de uma criança de 9 anos com dislexia. Ishaan Awasthi, o protagonista, é todos os dias alvo de uma violência enorme a nível da falta de compreensão por parte da escola que se alheia ao seu problema, e por falta de compreensão por parte dos seus pais devida ao desconhecimento. Estes apenas querem resultados que lhe permitam tornar-se num adulto  competente e apto para o trabalho e para a concorrência.





sábado, 2 de novembro de 2013

Comunicação aumentativa e alternativa





“Se perdesse todas as minhas capacidades, todas elas menos uma, escolheria ficar com a capacidade de comunicar, porque com ela depressa recuperaria todo o resto...”   Daniel Webster




Comunicação aumentativa e alternativa (CAA)

      Estas formas de comunicação adequadas à incapacidade estão, hoje, ao dispor de pessoas portadoras de distúrbios motores, inibidas de falar ou sem escrita funcional. De facto, ao ler/pesquisar sobre este assunto, deparei-me com uma imensa variedade de recursos disponíveis e que muito contribuem para maximizar os potenciais de comunicação,  a autonomia pessoal e a inclusão social deste público alvo, tornando-os o mais independentes e competentes possível ao nível da comunicação por aumentar as possibilidades e interação  e relacionamento com os outros e em qualquer ambiente.
 

    



“Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis”. Rabaugh, 1993




Tecnologia Assistiva é um termo relativamente novo que se utiliza para identificar o conjunto de recursos e serviços que promovem a inclusão digital, ao mesmo tempo que ameniza os prejuízos da exclusão, da pessoa com deficiência. Os recursos englobam todos os equipamentos, ou parte destes, que podem ser personalizados de forma a aumentar a melhoria das capacidades funcionais destas pessoas objetivando assim ganhos significativos ao nível da autonomia, independência e inclusão social.

            Os serviços podem considerar-se auxiliadores diretos. Os cidadãos podem encontrar auxilio direto nos serviços quer para adquirir material adequado quer para o uso correto dos recursos.